EIRA   Notícias       Agenda       Artistas Associados       Festival        Teatro da Voz       Sobre a EIRA       1993-2013        Contactos      
   pt  |  eng 
STAR DIARIES

Brut Wien - ImageTanz Festival, Viena / ÁUSTRIA




OUTROS PROJECTOS » STAR DIARIES
 




STAR DIARIES é uma colaboração entre a coreógrafa polaca Agnieszka Dmochowska e Mariana Tengner Barros.

STAR DIARIES surge na sequência de uma residência de investigação de duas semanas no ESPI (European Space Policy Institute),  na qual as duas criadoras estiveram em contacto com cientistas deste centro, potenciando um encontro e uma experiência única, rara e inovadora, quer para a Instituição internacional espacial, quer para as criadoras.

O ponto de partida deste projecto surgiu de uma constatação simples: vivemos num mundo desencantado, cujo desencanto é disseminado pelas convulsões politicas e económicas europeias relatadas pelos "mass media".  Os ecrãs e as diversas janelas para o mundo oferecem-nos diariamente uma narrativa com base no colapso sócio-económico, o desastre ecológico, a substituição das ideologias por causas superficiais prêt-à-porter. Como sair dentro desta narrativa imediata, e sob o signo da ficção? Construindo uma dramaturgia lá fora, afastada do nosso território: no espaço desconhecido sideral, domesticando essa possibilidade - redescobrindo o significado da palavra possibilidade para além da utopia, e de um novo corpo de pensamento e de acção.

Muitos blockbusters "hollywoodescos" recentes refletem este estado das coisas: a devastação do nosso planeta e a sua resposta/vingança: a nossa destruição, num acto de "legítima defesa" (Hipótese de Gaia), demonstrando como este assunto está tão enraízado no imaginário colectivo da cultura ocidental. Este imaginário está repleto de exemplos de ficção científica que, há anos, propõem possibilidades de futuro para a espécie humana. Seremos nós capazes de escapar às consequências trágicas da destruição do planeta e encontrar um escape no espaço, nas estrelas e outros sistemas planetários? Aqui está a questão retórica que não escapa a uma leitura um tanto irónica. Talvez procurar uma solução naquilo que está longe e nos é alienígena possa trazer a compreensão necessária para os nossos problemas domésticos, e talvez esta procura seja intrínseca, para nós e dentro de cada um. Assim, no espaço sideral e conceptual, as questões surgem: qual é o sentido da nossa presença no espaço? Haverá outra razão que não a exploração do desconhecido? E mais concretamente, será que alguma vez encontraremos outro planeta que possa vir a ser a nossa segunda, terceira, quarta casa - podemos nós colonizar verdadeiramente o espaço? Será que podemos sobreviver nele?

Quando se pensa nestas questões irrompe um território imaginário no qual o corpo desempenha um papel essencial: a ideia do corpo humano numa existência extraterrestre, a evolução da espécie no espaço sideral, e os aspectos da cibernética focados no corpo humano/ cyborg.

Com este projecto Agnieszka Dmochowska e Mariana Tengner Barros pretendem aprofundar estados mentais e físicos associados à fantasia de deixarmos a Terra, ser-se "estrangeiro" , nós próprios agora aliens, colonizadores do desconhecido ou exilados, transformando o conceito de "Terra" tal como o conhecemos - um lugar de pertença, um país, uma nação, terra-mãe. O objectivo do projecto STAR DIARIES  é criar um objecto de dança/performance ancorado na ficção científica, com base nestas questões, cruzando e misturando informação científica, psicológica, poética e esotérica enquanto tentativa de plantar dúvidas como método de questionamento do conhecimento.

A pesquisa científica, histórica e fenomenológica

Esta parte da investigação foi dedicada à recolha de factos históricos e de informação científica sobre a presença humana no espaço; quais os resultados da sua exploração, os desafios, omissões, o contexto histórico, político e económico (União Soviética versus E.U.A., a guerra fria, Gagarin, Apollo 11, Armstrong, a Estação Espacial Internacional, os voos shuttle, o tratado da Lua/ Outer Space Treaty, voos comerciais para o espaço, etc...) e histórias pessoais relatadas por astronautas e cosmonautas.

Durante a pesquisa no ESPI European Space Policy Institute as autoras do projecto tiveram acesso à biblioteca deste centro e foram convidadas a estar presentes em diversos eventos e encontros do programa do ESPI, entre os quais encontros com o físico e ex-astronauta da European Space Agency, Mr. Gerhard Thiele, que obteve treino especializado para uma Space Shuttle Mission na NASA, e que em 2000 conseguiu levar a cabo a sua prórpia missão espacial.
Nesta pesquisa, procurou-se explorar e indentificar quais os processos físicos e pscicológicos aos quais os humanos estão expostos quando se encontram fora da Terra. Como é que o corpo humano se adapta (e se comporta) em condições de microgravidade? De que forma é que estas condições exteriores afectam o corpo nas suas funções básicas - motoras, psicológicas e biológicas?

Uma performance Sci-Fi

Baseada nas questões acima levantadas pretende-se construir com STAR DIARIES uma narrativa de ficção científica, um novo universo, que se materializará em formato de performance. Partindo do momento actual, STAR DIARIES acontecerá num tempo futuro e portanto imaginado - uma autêntica utopia...



FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Co-criação e interpretação: AGNIESZKA DMOCHOWSKA e MARIANA TENGNER BARROS
Apoio Dramatúrgico: 
HUGO VIEIRA DA SILVA 
Consultoria artística: FRANCISCO CAMACHO
Figurinos: ANTÓNIO MV
Sonoplastia: ALEXANDER KASSES
Desenho de luz:  A 
DEFINIR

Produção: FAT SUN (Viena) 
Co-produção: BRUT WIEN - IMAGE TANZ FESTIVAL ( Viena) e EIRA (Lisboa) e ESPI EUROPEAN SPACE POLICY INSTITUTE (Viena) 

A EIRA é uma estrutura subvencionada pelo A EIRA é uma estrutura apoiada pelo GOVERNO DE PORTUGAL / SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA - DIRECÇÃO GERAL DAS ARTES


ESTREIA

11 e 12 de Março 2013
IMAGETANZ FESTIVAL  - BRUT Künstlerhaus Wien

Karlsplatz 5, A - 1010 Vienna - AUSTRIA
Website
 

Eira © 2013  |  Travessa de São Vicente, 11, 1100-575 Lisboa - Portugal  |  T: + 351 21 353 09 31  eira@eira.pt
 
webdesign: ph-studio