EIRA   Notícias       Agenda       Artistas Associados       Festival        Teatro da Voz       Sobre a EIRA       1993-2013        Contactos      
   pt  |  eng 
TURBO_LENTO

de TIAGO CADETE / EIRA & RAQUEL ANDRÉ




OUTROS PROJECTOS » TURBO_LENTO
 







TURBO LENTO é sobre as novas descobertas, aquilo que ainda esta por descobrir. O dispositivo cénico de turbo lento é uma enorme maquete ficcional sobre “descobertas”, através de vídeo, movimento, som, luz amplificam-se essas realidades tornando-as ficcionais. É uma nova forma de expor as descobertas que mudaram o mundo e a forma como nós nos relacionamos no presente com elas, e como conseguimos nos perspectivar no futuro – o que ainda vamos descobrir?
TURBO LENTO é também sobre essa zona turbulenta, onde reside toda a descoberta da dramaturgia de um espectáculo, que irá ter essas intermitências, essas turbulências como buracos de ar onde desaparecem/aparecem descobertas importantes. A dramaturgia do espectáculo será como uma viagem de avião sem destino marcado, um sequestro no ar onde a ameaça da descoberta será posta em causa.
TURBOLENTO irá expor descobertas portuguesas, mundiais e até ficcionais e utópicas.
TURBO LENTO a história do mundo, o irrequieto pulsar humano de descobertas sem fim.
TURBO LENTO Coleção de descobertas que marcaram a História, o nosso quatidiano, o nosso entendimento de nós próprios, do mundo e além mundo. O desenvolvimento da tecnologia, do pensamento, da ciência, do ambiente é contado por descobertas que transgrediram a evolução. A proposta é partindo da catalogação dessas descobertas ao longo da História, criar um espetáculo que evolui cenicamente com a evolução das descobertas ao longo dos tempos, ou o questionamento dessa própria evolução, criando turbulências dramatúrgicas que ficcionam a própria História, através das descobertas do Homem,
A linguagem teatral e plástica/visual complementar-se-ão na dramaturgia do espetáculo, partindo de ferramentas inerentes a essas linguagens para ficcionar e o contar um coleccionismo de descobertas, revelaremos o que foi revelado em cada descoberta.

Raquel André e Tiago Cadete

 


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA 

Criação e interpretação: RAQUEL ANDRÉ e TIAGO CADETE
Figurinos: CARLOTA LAGIDO
Asistente de criação:
BERNARDO ALMEIDA

Co-produção:
FESTIVAL TEMPS D´IMAGE´13 (PT); TEMPO FESTIVAL (BR)
Residências: 
EIRA (Lisboa) e CENTRO COREOGRÁFICO DO RIO DE JANEIRO
Teatro de Acolhimento: ESPAÇO CULTURAL SÉRGIO PORTO (BR);
TEATRO DA POLITÉCNICA / ARTISTAS UNIDOS (PT)
Apoios: EIRA (PT);
 PEQUENA CENTRAL (BR)
Financiamento: DGARTES - APOIO À INTERNACIONALIZAÇÃO DAS ARTES
FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN - ARTES PERFORMATIVAS 
 


ESTREIA:

23 de Novembro 2013 no TEMPO FESTIVAL
24 de Novembro 2013 no TEMPO FESTIVAL


CALENDÁRIO

21 de Dezembro 2013 no FESTIVAL TEMPS D´IMAGES
22 de Dezembro 2013 no 
FESTIVAL TEMPS D´IMAGES

Eira © 2013  |  Travessa de São Vicente, 11, 1100-575 Lisboa - Portugal  |  T: + 351 21 353 09 31  eira@eira.pt
 
webdesign: ph-studio